Sinistro do seguro auto: saiba o que é não cometa erros
Se você não sabe o que é sinistro e quer evitar erros ao acionar o seguro, continue lendo. Este artigo fornecerá todas as respostas para você dominar o vocabulário dos seguros.
A contratação de um seguro auto é uma decisão que pode vir acompanhada de muitos questionamentos sobre como funciona o serviço, e também a respeito do vocabulário, até porque o universo dos seguros tem uma linguagem técnica e muito específica, que pode tornar o entendimento complexo para algumas pessoas, o que é normal.
Então, se você não sabe, ou não tem certeza sobre o que é sinistro e quer entender, para não cometer erros na hora de acionar o seguro, continue lendo esse artigo. Aqui você vai encontrar todas as respostas que você precisa para entrar no mundo dos seguros dominando o vocabulário.
O que é sinistro?
Se a palavra “sinistro” te causa estranheza, saiba que o significado é mais simples do que parece: sinistros são incidentes que causam danos ou prejuízos ao seu carro, que te dão direito a indenização por parte da seguradora. Em outras palavras, é quando ocorre um evento que tem a cobertura do seguro, e a seguradora paga pela perda do segurado.
Para você entender melhor, imagine ter o seu carro roubado ou furtado, tendo contratado a cobertura de Roubo e Furto, por exemplo, ou que o seu carro tenha sido atingido por uma enchente e você contratou a cobertura de Eventos da natureza. Ambos os casos representam sinistros, pois existe uma cobertura que indeniza cada um dos eventos.
O que não é considerado sinistro?
Agora que você já entendeu o que configura um sinistro, precisa saber o que não se encaixa nessa categoria, no seu plano de seguro.
Bom, as chamadas assistências, não são consideradas como sinistro, mas sim, prestações de serviços a que o segurado tem direito, para resolver problemas no caso de emergências. Então se o segurado precisar de reparo nos vidros do carro, por exemplo, é a assistência do seguro que deve ser acionada.
Além disso, os serviços da assistência 24h (guincho, chaveiro, troca de pneu, pane seca, pane elétrica, pane mecânica, remoção médica, envio de acompanhante, transporte por táxi ou alternativo, hospedagem emergencial, translado de corpos, retorno ao domicílio e guarda do veículo), também entram nessa esfera.
Como reportar um sinistro à seguradora?
Tomara que não aconteça, mas se você precisar acionar a seguradora online por conta de um sinistro, não se preocupe, é simples, e a seguradora te dará todas as coordenadas para você prosseguir com o processo.
Mas, antes mesmo de ligar para reportar o ocorrido, é essencial que você faça um boletim de ocorrência para registrar tudo o que aconteceu, mesmo que o sinistro não tenha deixado feridos. O BO vai servir para formalizar o ocorrido, e a seguradora vai precisar desse documento para continuar com os próximos passos.
Mas não se preocupe, você pode registrar online, preenchendo um formulário no site da Polícia Civil.
Além disso, você precisa ter alguns documentos em mãos:
- O boletim de ocorrência com detalhes do que aconteceu;
- Documento do carro;
- Carteira de motorista do condutor.
Após essa etapa, o seu carro vai precisar passar por uma vistoria, que será realizada em um local orientado pela seguradora, onde serão analisados os estragos que o veículo sofreu após o sinistro. E se os profissionais comprovarem que o seu carro deu perda total, você será indenizado pela seguradora.