Seguro Celular: Tudo o que você precisa saber
Este artigo aborda as dúvidas comuns sobre seguros para celular, tais como suas coberturas e assistências, quais modelos são cobertos, seu custo e as vantagens de contratar.
Todo mundo já sabe que um seguro auto serve para garantir a proteção do carro em caso de algum sinistro. Mas nem todo mundo sabe como funciona um seguro para celular. Tem coberturas e assistências como um seguro para carro? Cobre todos os modelos? É caro? Quais as vantagens de contratar? Vale mesmo a pena?
Se essas perguntas surgem na sua mente quando o assunto é seguro para celular, nesse artigo você terá a resposta para todas elas.
O que é seguro para celular?
Todo mundo que tem um celular, tem medo de ser roubado, isso é fato. Principalmente quem comprou um, recentemente, e para quem mora em um bairro mais perigoso, aí a preocupação é redobrada, e quando anoitece, então? O medo de sofrer um assalto, é maior ainda, mesmo não estando com o celular à mostra.
Além disso, todo celular está sujeito a falhas, né? Ele pode quebrar ou apresentar algum defeito técnico ao longo do tempo, que impossibilite o uso, o que também é bem chato de lidar porque hoje em dia, o uso do celular é quase indispensável no dia a dia.
Assim como o seguro automotivo, o seguro para celular busca uma única coisa: proteger o seu bem, contra imprevistos que podem acontecer. Para você entender melhor, o seguro para celular possui coberturas que garantem indenização em situações de sinistro, específicas.
Ter um seguro para celular, é vantajoso?
Só de pensar em passar por roubo ou assalto, a primeira coisa que vem à mente é: o prejuízo financeiro que aquela situação vai gerar. Porque embora o celular seja um bem que quase todo mundo tem, adquirir um, nem sempre é tão simples, às vezes é preciso juntar dinheiro por longos meses, ou dividir o pagamento em várias vezes, se você não tiver como economizar.
Então, imagina como seria ver todo o seu esforço indo por água abaixo em questão de segundos… Ninguém quer passar por isso, não é?
Com isso, a principal vantagem em contratar um seguro para proteger o seu celular, é que você não vai precisar arcar com prejuízos financeiros, sozinho caso alguma coisa aconteça com ele. Tem algo melhor que isso?
Quais são as coberturas?
As coberturas mais comuns do seguro para celular incluem furto qualificado e roubo. Ocasiões muito temidas, e infelizmente bastante recorrentes, especialmente em grandes cidades. Mas, esses não são os únicos serviços oferecidos por esse tipo de seguro.
Existem seguradoras que disponibilizam cobertura para quando o celular quebra ou sofre dano, então, antes de contratar, preste atenção em todos os serviços que o pacote oferece.
Na NEO Seguradora, por exemplo, as coberturas oferecidas são:
Furto qualificado: Quando a vítima não percebe a falta do objeto no momento em que acontece o crime, mas quando se dá conta de que foi roubada, encontra rastros como: uma alça da bolsa arrebentada, objetos fora do lugar, cadeado ou portas quebradas, ou seja, indícios da presença de alguém no local.
Roubo: Acontece quando a vítima sofre ameaças para que entregue o celular, sem chance de resistência.
Líquidos: Quando o celular do segurado sofre algum dano causado por derramamento ou imersão na água ou qualquer outro líquido.
Quebra: Caso o segurado tenha o aparelho quebrado por conta de uma queda.
Como contratar?
Antes da etapa de contratação, você precisa fazer a cotação do seguro celular, que nada mais é do que o momento em que você vai avaliar preços e condições oferecidas por diferentes seguradoras, e com base nisso, comparar as ofertas para escolher qual é o melhor seguro para o seu perfil.
E com a presença de tantas seguradoras no mercado, você também pode decidir a maneira como quer contratar. A mais tradicional, você já deve conhecer: Encontrar uma corretora de confiança que vai te apresentar todos os pacotes e preços, fazer a cotação, e por fim, negociar.
Mas se você preza pela autonomia, pode optar por um seguro 100% digital, saiba que o processo é muito similar na maioria das empresas. Dá para fazer a cotação diretamente no site da seguradora, preencher um formulário com algumas informações pessoais como número do CPF, endereço, idade, etc. e em poucos cliques, ter o seu celular protegido.