Seguro Celular: como funciona a cobertura por roubo e furto
Se você é uma das muitas pessoas que se preocupa em ter seu celular roubado ou furtado, é importante saber que existem opções de proteção, como o seguro celular. Mas como funciona a cobertura em caso de roubo ou furto? Vamos entender mais sobre esse assunto a seguir.
Ter o celular roubado ou furtado é um medo que a maioria das pessoas tem, isso é um fato. Ainda mais no caso de uma pessoa que não tem condições de arcar com o prejuízo financeiro, ou quem adquiriu um há pouco tempo, e a preocupação se intensifica quando a pessoa não tem um seguro celular para proteger esse bem, nesse caso, o cuidado deve ser redobrado.
Infelizmente, essa insegurança é justa, já que no Brasil, as ocorrências de roubo e furto são muito recorrentes, só na cidade de São Paulo, acontece um roubo ou furto de celular a cada 3 minutos. E há quem pense que isso só pode acontecer em bairros periféricos, mas, não. É claro que esses lugares são considerados pela sociedade em geral, como mais perigosos, mas apesar disso, as zonas centrais não estão imunes a esse tipo de delito, de jeito nenhum.
Como funciona a cobertura para roubo e furto
Por causa do grande número de delitos envolvendo roubo e furto, essas são as coberturas mais procuradas por quem deseja contratar um seguro para o celular, por isso, elas geralmente estão incluídas nos pacotes básicos de serviços oferecidos pelas seguradoras.
Porém, muitas pessoas não sabem a diferença entre um e outro e muitas vezes até confundem, mas saiba que apesar de ambos serem crimes, infelizmente muito cometidos, eles não significam a mesma coisa, e se você passar por um deles, vai precisar saber identificar a diferença na hora de comunicar a seguradora.
Roubo de celular - É considerado roubo, quando a vítima sofre uma abordagem violenta, por parte do ladrão, para entregar o celular. Seja violência física ou verbal, no caso de roubo, a vítima não tem como resistir.
Furto qualificado - Acontece quando a vítima não percebe a falta do objeto no momento em que ele foi furtado, mas quando se dá conta de que foi roubada, encontra rastros como: uma alça da bolsa arrebentada, objetos fora do lugar, cadeado ou portas quebradas, ou seja, indícios da presença de alguém no local.
O que não está incluso nas coberturas contra roubo e furto?
Furto simples - Quando a vítima tem o celular levado e o ladrão não deixa nenhum vestígio. Acontece quando a vítima deixa a bolsa aberta num momento de distração em algum local público, por exemplo, e ao procurar o celular, momentos depois, não encontra o objeto.
Na maioria das seguradoras o furto simples não está incluso entre as coberturas oferecidas para a proteção do celular.
Vale a pena contratar essas coberturas?
Só de se imaginar passando por alguma das situações mencionadas acima, já é ruim, não é mesmo? E enfrentar esses momentos sem ter um seguro contratado para proteger o celular, é pior ainda! A primeira coisa que pensamos, é no prejuízo financeiro que vai ficar, e arcar com gastos inesperados, com certeza não está nos seus planos.
Sendo assim, o maior benefício em contar com um seguro para proteger o seu celular, é saber que você não vai ter assumir os prejuízos financeiros, sozinho caso algo aconteça com o seu celular.