Seguro Auto, entenda em detalhes

Quando falamos de estar preparados para eventualidades futuras significa que caso tenhamos um problema, teremos uma solução rápida, de prontidão para atender aquele chamado, daí podemos falar de reserva de emergência ou para seguros. Existem muitas modalidades de Seguros no mercado, e...

Seguro Auto, entenda em detalhes

Quando falamos de estar preparados para eventualidades futuras significa que caso tenhamos um problema, teremos uma solução rápida, de prontidão para atender aquele chamado, daí podemos falar de reserva de emergência ou para seguros. Existem muitas modalidades de Seguros no mercado, e podemos dizer que a mais difundida é a de Auto Seguro.

É importante a gente ter em mente que imprevistos vão acontecer, independente de todo nosso cuidado ou preparação, os imprevistos são inerentes a nossa vontade. Seja nas finanças, saúde, educação, trabalho, estar preparado para algum imprevisto é o melhor caminho para poder dormir tranquilo sem maiores dores de cabeça.

O seguro auto fornece uma gama de benefícios para motoristas e facilidades. É de extrema importância para quem dirige conhecer as possibilidades deste seguro. Ao dirigir a probabilidade de se deparar com uma situação onde você vai precisar do Seguro Auto é muito grande.

Seguro Auto Sem mistérios

O QUE É O SEGURO AUTO

O Seguro Auto é uma modalidade voltada para proteção de veículos, mediante a um contrato, a apólice de seguro. Na apólice há um valor fixado de indenização e as garantias e assistências que o cliente terá de acordo com as coberturas que ele contratou. No entanto, cada apólice tem um tipo de cobertura para modelo de carro e perfil de motorista diferente. Diante de um investimento tão grande quanto a compra de um veículo, contratando um Seguro Auto garantimos que qualquer valor indesejável que seja usado para reparar o veículo do proprietário ou de terceiro, ou uma perda total total, seja reembolsada pela Seguradora que ao firmar o contrato assume a responsabilidade sobre esses valores.

O Seguro Auto tem como objetivo prevenir o cliente de prejuízos decorrentes de situações como danos a terceiros, roubo e furto, pane mecânica, acidentes com perda total ou parcial do veículo, ou avarias provenientes de batidas, como arranhões, amassados na lataria e etc.

A importância de contratar um Seguro Auto é a preservação do seu património. É levado em conta também conforto e agilidade para solucionar qualquer situação indesejada que o cliente possa vir a ter no trânsito. Ambiente, este, totalmente imprevisível pois não podemos dizer qual será a tomada de decisão do motorista que está no carro ao nosso lado, a nossa frente ou atrás, ou seja, impedir imprevistos não depende só de nós. Não só isso, o Seguro Auto pode oferecer diversos serviços úteis como assistências 24h. Imagine que você está voltando para casa de um dia de trabalho, já um pouco tarde, e de repente seu carro tem uma pane mecânica, as seguradoras oferecem serviços 24h para atender as situações mais inesperadas, oferecendo guincho, reboque, assistência a panes mecânicas e elétricas, troca de pneu, falta de combustível e outras situações.

COMO FUNCIONA O SEGURO AUTO

Tanto pessoa física quanto jurídica conseguem contratar o Seguro Auto. Para pessoa física é mais comum, este perfil utiliza o veículo para fins particulares e a documentação está vinculada ao CPF do proprietário do veículo. Já o seguro para pessoa jurídica, é contratado por empresas que usam o veículo para fins empresariais ou comerciais, como transportadoras e locadoras de carros.

O motorista pode contratar o Seguro Auto tanto para carros novos quanto usados. No entanto, para carros usados as seguradoras podem ser mais exigentes quanto ao modelo, estado do veículo, quantos anos ele possui, e as vezes podem nem acabar aceitando aquele veículo. Por isso é importante pesquisar bem as seguradoras que possam aceitar o seu veículo no caso de possuir um usado.

Ao cotar o Seguro Auto o perfil do motorista é avaliado pelo tipo de veículo que ele possui, modelo, ano, e estado de conservação. Ele terá de acordo com os dados coletados as coberturas disponíveis com preços fixados para contratá-las e valores de indenização. Ao escolher a cobertura o veículo passa por uma vistoria, se aprovado é só pagar o prêmio e o cliente já passa a estar assegurado.

PREÇO DO SEGURO AUTO

O prêmio do Seguro Auto é o valor que o cliente paga para a seguradora para que ela assuma a responsabilidade pelos riscos do veículo. A forma como pode ser paga varia de seguradora para seguradora, mas podendo ser a vista ou parcelado. O valor do prêmio varia de contratante para contratante, já que para cálculo do preço, analisamos a idade do proprietário, uso do veículo, tempo de habilitação, para qual finalidade é o veículo; para ir ao trabalho ou para passeio? Com qual frequência; todos os dias da semana, dia sim dia não? E também se o contratante usa o veículo como ferramenta de trabalho. Hoje por exemplo, temos o advento dos aplicativos de compartilhamento de veículos ou serviços de entrega; além do modelo do carro, ano, quilometragem, região de circulação e índice de sinistros que o veículo tem.

Esses pontos são fundamentais para o cálculo do Seguro Auto, pois, veículos que são mais utilizados tendem a ter um preço de prêmio maior, pois estão provavelmente mais propensos a roubos e furtos e de se envolverem em acidentes, colisões, etc. A área de circulação também é levada em conta, se o contratante circula por áreas mais perigosas com alto índice de assaltos ou acidentes o preço do seguro acabará sendo maior do que o de um proprietário que circula em uma área mais segura. O modelo e a marca, bem como o ano do veículo também interfere, existem modelos que são mais visados por criminosos para desmanches de peças. Veículos com uma manutenção mais cara, ou importados, às vezes podem até não serem aceitos pela seguradora.

TRANSFERÊNCIA DO SEGURO

Uma dúvida que surge é sobre a transferência do Seguro Auto para outro veículo em caso de troca do mesmo. É possível transferir o seguro para outro veículo, através de um documento chamado endosso. No entanto será recalculado os serviços e custos referentes ao novo veículo, pois como já dito, os custos de cobertura variam de veículo para veículo. O endosso é vantajoso caso não queira mudar nenhuma das coberturas que você já tem, caso queira adicionar novas, fazer um novo seguro é mais vantajoso e barato.

Um outro detalhe importante é sobre a renovação do Seguro Auto, é interessante que o segurado esteja de olho caso queira renovar seu plano. A apólice do seguro possui um tempo de vigência para a cobertura, com data início e data fim definido entre as partes, seguradora e contratante, contudo, boa parte das seguradoras praticam o período de um ano de vigência da cobertura e assistência.

Lembre-se da importância de renovar com 30 dias de antecedência para não perder os bônus adquiridos. Os bônus são descontos aplicados na hora de renovar a apólice. Esses descontos são progressivos e cumulativos e aplicados a motoristas que não tiveram sinistros durante o período em que esteve assegurado pela apólice. Quanto menos acionamentos por sinistros, mais bônus o motorista adquire. É possível transferir os bônus, desde que entre cônjuges, pais e filhos e de pessoa jurídica para física quando ela for sócia da empresa.

COMO FUNCIONA A VISTORIA

A vistoria é uma análise exigida pela seguradora feita durante a contratação do Seguro Auto onde irá ser verificado se todas as informações passadas pelo proprietário do veículo são verdadeiras. Na vistoria serão verificadas as informações físicas e documentais do veículo, e servirá basicamente para averiguar o estado de conservação do veículo; como parte mecânica, pintura e etc. e a situação legal do veículo. No entanto, há duas situações em que não se faz necessário a vistoria do veículo, que são nos casos de carros 0km e de renovação de contrato porém dentro da vigência da apólice atual.

QUAIS SÃO AS COBERTURAS DISPONÍVEIS?

O Brasil é um país com alto índice de roubos e furtos de veículos, além de sofrer com alagamentos por ser um país de clima tropical onde sofremos com temporais, chuvas de granizos, ventos fortes que podem derrubar árvores, e ainda um número alto de colisões no trânsito. Adquirir um Seguro Auto vai te garantir mais comodidade e tranquilidade no seu dia a dia, saber que se houver prejuízos eles serão minimizados é uma grande vantagem, além de poder contar com assistências que variam de troca de vidro do carro e táxi caso o carro quebre no meio da noite voltando para casa com a sua família, ou até uma hospedagem.

O contratante pode escolher por um Seguro Auto compreensivo ou Seguro Auto completo. O Seguro Auto completo abrange todas as coberturas básicas e adicionais, já o seguro compreensivo abrange só os riscos mais comuns. É importante ressaltar que existem seguradoras, como a NEO, que possuem planos mais personalizáveis do que o modelo compreensivo de seguro, onde o segurado pode escolher a cobertura e assistência que desejar e não precisa contratar algo que não pretende usar e gastar mais por isso.

É legal entender o seu perfil antes de contratar e fazer simulações, entendendo o seu próprio perfil você consegue economizar dinheiro contratando um plano que te permite personalizá-lo ao seu tipo de uso, por exemplo, se você utiliza o carro ou moto, apenas para passeio ou em momentos esporádicos, faz sentido contratar a assistência de carro reserva?

Em geral as coberturas disponíveis para a contratação se enquadram em coberturas básicas e as coberturas adicionais que o cliente pode adicionar ao seu plano.

ROUBO E FURTO

No roubo e furto, caso o segurado não tenha seu veículo recuperado o seguro paga o valor da tabela fipe do veículo, caso, do contrário, se recuperado dentro do prazo estipulado em apólice com danos materiais a abaixo de 75% o seguro indeniza o valor de reparo do veículo. Essa modalidade é importante salientar que é o valor sempre será da tabela FIPE, mesmo que o veículo tenha um valor de mercado diferente por raridade ou modificações. É importante lembrar que dependendo da apólice o segurado ainda tem garantia do carro reserva que é disponibilizado pela seguradora mediante locação de um veículo em uma locadora que é credenciada a seguradora.

DANOS

Terceiros - Caso o segurado se envolva em um acidente onde ele é o culpado, o seguro paga a indenização para que os reparos do veículo envolvido no acidente sejam custeados.

Corporais - Para casos de acidentes envolvendo terceiros, a indenização será usada para cobrir custos hospitalares e de medicamentos das vítimas de acidentes.

Morais - Para caso do segurado ser processado por danos morais causados pelo acidente envolvendo terceiros e perder a causa, o valor de indenização do processo é pago pela seguradora.

EVENTOS DA NATUREZA

Essa modalidade pode cobrir a submersão parcial ou total do veículo em água proveniente de enchentes ou inundações de veículos guardados no subsolo. Pode ser coberto também danos causados por granizo, furacão e terremoto.

INCÊNDIO

A essa cobertura ficam cobertos os riscos de raio e suas consequências, incêndio ou explosão acidental.

ASSISTÊNCIA 24H

A assistência 24h é muito importante para o segurado, visto que uma pane ou pneu furado podem acontecer a qualquer momento. Com a assistência 24h o segurado tem direito ao reboque ou guincho para que o veículo possa ser levado para uma oficina e tenha os problemas mecânicos, pneumáticos ou elétricos solucionados, de maneira geral a assistência 24h pode cobrir os seguintes itens;

  1. serviço emergencial para pane seca, elétrica ou mecânica;
  2. reboque do veículo segurado;
  3. socorro mecânico;
  4. substituição de pneus;
  5. meio de transporte alternativo;
  6. hospedagem;
  7. serviço de chaveiro;
  8. lavagem e higienização do veículo;

O QUE É A FRANQUIA?

A Franquia é um valor estipulado na apólice que o segurado paga para a seguradora para acionar o Seguro Auto no caso de algum sinistro. É uma co-participação nos reparos. Digamos que o valor de Franquia seja de 2 mil reais, e o reparo ficou em 8 mil reais, o segurado paga os 2 mil reais, que é o valor de franquia e a seguradora paga os 6 mil restantes. Caso um reparo fique em um valor abaixo do valor de franquia, a seguradora não considera como um sinistro então não indeniza o segurado. Vale lembrar que o valor de franquia não é fixo e varia de acordo com o perfil do segurado e outros fatores avaliados pela seguradora.

COMO FUNCIONA A INDENIZAÇÃO

A indenização pode ser parcial ou integral, no caso da indenização parcial, ela ocorrerá quando os custos de reparos do veículo não ultrapasse 75% do valor do veículo de acordo com a tabela FIPE, já a integral é quando os custos superam os 75% ficando assim inviável o reparo, nesse caso o valor a ser indenizado será o valor integral do veículo segundo o valor da tabela FIPE.

Caso ocorra alguma situação que esteja coberta pela apólice do Seguro Auto, como furto, danos, ou colisões, o proprietário do veículo deverá informar a seguradora. Cada seguradora tem o seu procedimento para informar o sinistro, mas em todos os casos ela deverá ser informada. Se for um acidente como danos a terceiros, todos os envolvidos deverão abrir um boletim de ocorrência, como medida comprobatória dos fatos. No caso de danos a terceiros, esse procedimento é fundamental para que o portador da culpa do acidente seja identificado.

Para que o segurado receba a indenização ele deverá enviar todos os dados pedidos pela seguradora para que seja feita a análise do pedido. Os documentos solicitados são: CPF, RG, CNH, Comprovante de Residência, e boletim de ocorrência ou prontuário médico em caso de dano corporal. O prazo para pagamento é de 30 dias após o envio da documentação. Caso a seguradora necessite de mais documentos e peça o envio deles, um novo prazo começa a correr após o envio das novas documentações.

COMO CONTRATAR O SEGURO AUTO

Para contratar o seguro auto é interessante que você cote o valor do serviço de acordo com a sua própria análise do seu perfil. Verifique como você usa o seu veículo, quais riscos está mais sujeito e então analise os valores da cobertura e assistência. Veja as coberturas básicas e adicionais e o que elas oferecem, quais as regras de utilização, quais os riscos são cobertos, e as assistências. O seguro é importante para proteger o seu patrimônio e para que você tenha segurança e tranquilidade ao dirigir sozinho ou com a sua família. A seguradora ficará responsável por qualquer imprevisto que possa ocorrer no seu caminho