Saiba quando acionar (ou não) o seguro do seu carro

Saiba quando acionar (ou não) o seguro do seu carro

Se você tem um seguro auto digital, provavelmente circula pelas ruas tranquilamente, sabendo que o seu carro está protegido contra imprevistos. Mas você sabe exatamente quando deve acioná-lo? Diferente do que muitos pensam, a primeira coisa que deve ser feita na ocorrência de um sinistro, não é ligar para a seguradora, já que nem tudo é coberto pelo seguro.

Quando acontecer um acidente com o veículo, a primeira coisa que se deve fazer, é analisar os estragos que o carro sofreu para concluir se vale a pena informar a seguradora. Afinal, acionar o seguro por qualquer motivo, pode não compensar financeiramente para o segurado, por causa do pagamento do valor da franquia. Ficou confuso? Calma! Nós vamos te explicar.

Mas o que é franquia no seguro auto?

É um valor estipulado na apólice, no momento da contratação, que o segurado paga para a seguradora para acionar o Seguro Auto no caso de algum sinistro. Ou seja, uma co-participação nos reparos. Lembrando que existem 3 tipos de franquia para seguro auto, e o valor a ser pago, não é fixo, mas, varia de acordo com o perfil de cada segurado:

Franquia normal: O cliente paga um valor menor no seguro do carro, porém a franquia é mais cara. Então, só é possível acionar a seguradora quando os danos causados ao automóvel forem mais sérios;
Franquia reduzida: O valor do seguro é mais alto, e a franquia é mais barata. Essa é uma boa opção para motoristas que tendem a ter mais sinistros.
Franquia majorada: Essa custa o dobro da franquia normal. Geralmente só pode ser acionada em acidentes mais graves, como em perda total, já que o valor é bem mais elevado.

O problema é que às vezes o valor da franquia pode ser maior que o valor do conserto, isso pode representar um prejuízo financeiro para o segurado.

Ao completar um ano de contrato do seguro, sem ter acionado a seguradora para resolver sinistros, um ponto é somado na classe de bônus do segurado.

Saiba quando acionar (ou não) o seguro do seu carro
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Quando devo acionar o seguro?

A primeira circunstância em que você deve acionar o seu seguro é quando o reparo do sinistro for mais alto que o valor da franquia, então, se você for responsável por um acidente e provocar grandes estragos no seu carro, por exemplo, a seguradora deve ser sinalizada.

Danos a terceiros

Se você causar um acidente e provocar danos no carro de outra pessoa, também deve acionar o seguro, caso tenha contratado cobertura para terceiros, vale lembrar que essa assistência não possui franquia, então, independente do tamanho do prejuízo causado, vale a pena ligar para a seguradora

Danos causado por terceiros

No trânsito, a regra é clara: O motorista que causar o incidente, arca com o prejuízo, portanto, se o seu veículo for atingido por outro, o responsável pelo estrago, é quem vai ter que acionar o próprio seguro, ou pagar os reparos por conta própria.

Pequenos sinistros

Se você provocar pequenos danos no seu carro e o valor da reparação for menor ou igual ao valor da franquia. Então, para casos como trinca no vidro e riscos na lataria, vale mais a pena tirar dinheiro do próprio bolso.

Mas por que arcar com os custos se eu tenho seguro?

Pode parecer estranho, mas, pense bem: se você tem um seguro, não significa que precisa acioná-lo a qualquer ocorrência, é claro que, se você tem seguro, é porque quer ter o seu carro protegido, e não ter que se preocupar com altos custos de reparação quando sofrer um sinistro. Mas como já mencionado antes, a depender da situação, não vale a pena financeiramente.

Além disso, toda vez que o seguro é acionado, o cliente perde pontos na classe de bônus no seguro. Esses bônus são uma espécie de pontuação que o segurado possui, e podem ser convertidos em descontos no momento da renovação do seguro. Na prática, essa pontuação é aumentada ou reduzida conforme o comportamento do segurado.