Saiba qual é o prazo para acionar o Seguro Auto em caso de colisão
Acidentes de trânsito podem ocorrer com qualquer pessoa a qualquer momento. Afinal, imprevistos não tem hora para acontecer, né? Situações como essa, acabam se tornando uma dor de cabeça para todos os envolvidos, mas são menos difíceis de lidar, quando se tem um seguro auto...
Acidentes de trânsito podem ocorrer com qualquer pessoa a qualquer momento. Afinal, imprevistos não tem hora para acontecer, né? Situações como essa, acabam se tornando uma dor de cabeça para todos os envolvidos, mas são menos difíceis de lidar, quando se tem um seguro auto, porém, ainda assim, pode haver problemas, já que nem todo mundo sabe qual é o prazo para comunicar um sinistro.
Quando batemos o carro, por exemplo, nem sempre é possível acionar o seguro na mesma hora, às vezes o nervosismo toma conta, e ligar para a seguradora fica em segundo plano. Apesar do susto, é importante manter a calma, nesse momento, e se atentar ao prazo da seguradora, caso a sua apólice tenha cobertura para esse tipo de evento.
Qual é o prazo para acionar o seguro depois de uma batida?
Todas as coberturas possuem um prazo de acionamento, mas a boa notícia é que em caso de colisão, o prazo é bem extenso, o segurado tem 1 ano a partir do dia do sinistro, para sinalizar a seguradora.
Quando acontece qualquer tipo de sinistro, dependendo do estrago, é aconselhável que a seguradora seja acionada o mais rápido possível, o que nem sempre acontece, principalmente quando o acidente não deixa feridos. É comum que nessa situação os envolvidos tentem solucionar o problema entre si, trocando dados de contato e do veículo, e vão embora.
E não esqueça de fazer um boletim de ocorrência para registrar o que aconteceu, mesmo que ninguém tenha se machucado. O BO vai servir para formalizar o ocorrido, e a seguradora vai precisar desse documento para prosseguir com os próximos passos. Ah, dá para registrar o boletim de ocorrência online, preenchendo um formulário no site da Polícia Civil.
Prazo para acionar o seguro para terceiros
Pode ser que você tenha causado um prejuízo material a outra pessoa, nesse caso, a recomendação é a mesma: acionar a seguradora o quanto antes, dessa forma, o problema poderá ser resolvido mais cedo.
O prazo para comunicar a seguradora sobre o ocorrido, é de três anos, se você possui essa cobertura contratada. Caso não tenha, o valor dos reparos, precisará sair do seu bolso.
Como acionar o seguro?
A gente contrata um seguro esperando nunca precisar usá-lo, né? Já ninguém deseja passar por esse tipo de situação, e quando acontece, nunca estamos preparados. Então é comum não saber o que fazer na hora de acionar a seguradora.
E não se preocupe, é simples, a seguradora vai te passar todas as instruções, mas é bom que você esteja preparado e já saiba como proceder.
Primeiro, você precisa separar alguns documentos, antes mesmo de ligar para a seguradora. Tenha em mãos:
- O boletim de ocorrência com detalhes do que aconteceu;
- Documento do carro;
- Carteira de motorista do condutor.
Depois disso, o seu carro vai precisar passar por uma vistoria, no local orientado pela seguradora. Nessa etapa, serão analisados os estragos que o veículo sofreu após a batida. E se os profissionais comprovarem que o seu carro deu perda total, você será indenizado pela seguradora com o valor total da tabela FIPE.