Como funciona o processo de indenização no seguro de celular?
Contrate um seguro celular, mas esteja preparado para imprevistos. Saiba como funciona o processo de indenização e evite dores de cabeça no futuro. Leia mais abaixo.
Mesmo sabendo a quais perigos estamos expostos diariamente, a gente contrata um seguro celular esperando nunca precisar dele, não é?
Mas como imprevistos não tem hora para acontecer, é bom que você saiba como funciona o processo de indenização, porque caso um dia você precise ser reembolsado, entender o procedimento, já vai garantir uma dor de cabeça a menos.
Como solicitar indenização em caso de roubo ou furto?
Para receber reembolso em caso de roubo ou furto do seu celular, o primeiro passo é acionar a seguradora através do canal pertinente para tratar do assunto, seja por telefone, site, ou aplicativo. A depender da seguradora, essa parte pode ser bem burocrática, mas se o seu seguro for digital, pode fazer o pedido de indenização de forma online.
Mas, antes mesmo da seguradora ser acionada, você deve reunir todos os documentos necessários para dar entrada no pedido de indenização, já que, para dar sequência ao processo, a empresa deve ter todas as informações possíveis sobre o ocorrido.
Primeiro, tenha em mãos o boletim de ocorrência. Mesmo que você não tenha se machucado, é necessário registrar um para formalizar o ocorrido. A seguradora vai precisar desse documento para os próximos passos, e sem ele, não há reembolso.
Além disso, você também vai precisar comprovar o bloqueio do IMEI. Não sabe o que é isso? Calma, a gente te explica! O IMEI é a sigla da nomenclatura International Mobile Equipment Identity, um código numérico composto por 15 dígitos, presente em todos os smartphones, que serve para que as operadoras identifiquem os aparelhos que estão conectados em sua rede de telefonia. Então é como se fosse um documento de identidade do seu celular.
E para fazer o bloqueio deste código, é só ligar para a sua operadora, comunicar o roubo do aparelho, e seguir as demais instruções que você receberá. O tempo de espera pode chegar até 24h.
Outras informações que a seguradora pode solicitar além do B.O, são:
- A nota fiscal do aparelho;
- Dados bancários;
E em caso de quebra acidental ou danos causados por líquidos?
Diferentemente do caso de roubo ou furto do celular, quando ocorre uma quebra acidental, curto-circuito ou estragos causados por algum líquido que danifica o smartphone, o segurado deve levar o aparelho até uma Assistência técnica autorizada pelo fabricante, para que o celular passe por uma avaliação dos danos para confirmar se o conserto será coberto pelo seguro.
Caso os requisitos sejam cumpridos na etapa de análise, o orçamento deve ser apresentado à seguradora, que vai arcar com o valor do reparo.
Em quanto tempo recebo meu reembolso?
Pode levar de 15 a 30 dias até o cliente receber o valor da indenização, contados a partir da data de entrega dos documentos solicitados pela seguradora. Mas caso haja suspeita de fraude nas informações, e novos documentos forem solicitados, um novo prazo será iniciado à partir da entrega.
A dica é: Comunique o sinistro à seguradora o quanto antes, assim o processo pode ser mais rápido.