Como fica o seguro quando o carro roubado é recuperado?
Talvez o maior motivo para alguém contratar um seguro auto, seja o medo de ter o seu carro roubado ou furtado, essa é uma das maiores preocupações, principalmente daqueles que moram em bairros perigosos, ou circulam diariamente por lugares que não são tão seguros...
Talvez o maior motivo para alguém contratar um seguro auto, seja o medo de ter o seu carro roubado ou furtado, essa é uma das maiores preocupações, principalmente daqueles que moram em bairros perigosos, ou circulam diariamente por lugares que não são tão seguros.
Quando uma situação assim acontece, quem não tem seguro, acaba ficando no prejuízo, mas quem já tem o carro protegido, fica um pouco mais tranquilo porque sabe que a seguradora irá trabalhar para localizar o veículo.
Mas se você tem seguro auto e nunca passou por isso, ou quer contratar um seguro, e não sabe como fica o seguro auto nessa situação, vamos te explicar. Continue lendo o artigo que preparamos para sanar todas as suas dúvidas.
O que acontece quando o carro é roubado ou furtado?
Quando alguém aciona o seguro em consequência de roubo ou furto do carro, é dado um prazo para que o automóvel seja localizado, esse período varia de seguradora para seguradora, mas, em geral, fica entre cinco dias a uma semana.
Se o carro não for encontrado dentro desse tempo, a seguradora vai solicitar alguns documentos e após a entrega deles, começa a valer um prazo de 30 dias para a empresa pagar o valor integral da indenização.
O que acontece com o seguro quando o carro é localizado?
Quando um carro é roubado ou furtado, as seguradoras geralmente indenizam o dono do veículo, num valor que chega até 100% da tabela FIPE, caso o carro não seja encontrado. Mas e se a seguradora indenizar o segurado e logo depois o carro for encontrado?
Nesse caso, a posse do veículo encontrado é transferida para a seguradora pois você já recebeu a indenização do veículo. Quando isso acontece, a apólice é cancelada.
Mas, se o carro for localizado antes que a empresa pague a indenização, a apólice continua ativa e o pagamento indenizatório é suspenso. Porém se o carro recuperado apresentar defeitos, e for comprovada perda total, a empresa deve seguir com o pagamento da indenização e cancelamento da apólice.
Veículo recuperado de furto perde valor no mercado?
Infelizmente, sim. Se o seu carro já foi roubado ou furtado, e depois recuperado, saiba que essa condição desvaloriza o seu veículo no mercado. Da mesma forma que fatores como: modificação, quilometragem, leilão e conservação, influenciam no valor do carro, o sinistro de roubo e furto, também.
Então se você pretende vendê-lo, saiba que ele pode custar até 30% menos do que o valor de mercado.
Como fica o seguro para carros recuperados?
Já que o valor dos automóveis não para de subir, para muitas pessoas, o sonho de comprar um carro se torna cada vez mais distante. Por isso, muitos buscam adquirir um carro de leilão.
Muitas pessoas têm dúvida se é possível contratar um seguro para um carro que já foi roubado, e a resposta é: sim! Acontece que o valor do seguro vai depender da avaliação de riscos que a seguradora vai fazer, antes de aceitar proteger um carro que já passou pelo sinistro de roubo ou furto.
Então, quanto melhor conservado estiver o veículo, maiores são as chances dele ser aceito em uma seguradora.