Como a tecnologia está mudando o mercado de seguros auto
As insurtechs estão transformando o mercado de seguros no Brasil com investimento em tecnologia e inteligência artificial para entregar serviços personalizados e desburocratizados.
Seja healthtech, fintech, retailtech ou agrotech, o Brasil tem consumido cada vez mais produtos do mercado “tech”, e no âmbito de seguros, não é diferente. As seguradoras tradicionais, com modelo de operação já conhecido no mercado, estão dando espaço para as insurtechs.
As insurtechs, - união dos termos “insurance” (seguro) e “technology” (tecnologia) - miram em um único objetivo: democratizar o seguro, propondo a desburocratização do serviço, visando a transformação do mercado.
Essa categoria de startup leva esse nome justamente pelo alto investimento em tecnologia e inteligência artificial, que permite a entrega de serviços mais personalizados e adequados às necessidades de cada segurado, por meio da automatização e otimização das operações que envolvem o universo do seguro auto.
Só no ano passado o setor já recebeu mais de R$ 298 milhões de reais de investimento, de acordo com o monitoramento realizado pela Insurtech Brasil, e pretende movimentar US$ 39,4 bilhões até 2027, de acordo com dados do Report Linker.
A combinação de tecnologia e seguros também traz uma solução para a estrutura empresarial das corretoras de seguros, com a implantação da digitalização. Dessa maneira, o modelo de operação das corretoras deixa de ser concentrada em processos manuais e migra para um modelo focado em automação.
É o caso da Neo Seguradora, uma empresa que nasceu em 2022 com o propósito de mostrar que o seguro auto pode fazer parte da realidade de todas as pessoas, independente da classe social e do entendimento sobre o mercado.
Atuando no mercado de forma 100% digital, a empresa consegue oferecer o seguro automotivo por um valor que é em média 30% mais baixo em comparação com as seguradoras convencionais. De acordo com Renan Alves, CEO da Neo, o que torna isso possível é o uso intensivo da tecnologia em todos os processos. “Nossa missão é de fato trazer a tecnologia para beneficiar o consumidor para que cada vez mais pessoas tenham uma solução de seguro”, ressaltou.
Ele acredita que a maior transformação trazida pela digitalização no mercado de seguros foi a facilidade de acesso ao serviço, que através da inovação facilitou processos que antigamente eram burocráticos pela ausência de tecnologia. “Hoje em dia é muito mais simples, basta baixar o aplicativo de seguro e escolher quais coberturas e assistências cabem no bolso e fazem sentido para o dia a dia, e num processo de cinco etapas o cliente consegue contratar o seguro para proteger o carro”, disse Renan. Para ele, a digitalização do setor no futuro, é um caminho inevitável.